River Plate domina década de 2010 com três finais e dois títulos da Libertadores
A final da Libertadores 2020 será entre Santos e Palmeiras, duas equipes brasileiras que realizarão mais um jogo doméstico e decisivo do torneio. Porém, a década de 2010, que engloba os anos de 2011 a 2020, tem uma equipe dominante que não é brasileira. O River Plate é o grande time da década com dois títulos e um vice-campeonato da Libertadores durante o período.
Ao todo, na década, 16 equipes estiveram nas 20 vagas de finalistas durante a década. O River Plate foi o time que mais finais disputou durante o período. Venceu em 2015 e 2018, mas foi vice em 2019. Boca Juniors também jogou duas e saiu com o vice nas duas ocasiões em 2012 e 2018.
Outra equipe que jogará sua segunda final nessa década é o Santos. Em 2011, o time venceu a final. A final de 2020 será jogada no próximo dia 30 de janeiro. O clube pode inclusive igualar o número de títulos do River Plate na década.
Do Brasil, seis equipes chegaram na final do torneio, sendo o Palmeiras a única equipe que não sabemos se vencerá ou perderá o torneio. Das outras cinco equipes, todas ergueram o caneco. Entre os argentinos são quatro equipes que chegaram em finais com San Lorenzo e River Plate campeões.
Tirando Brasil e Argentina, a Colômbia foi o único país que viu uma equipe sua campeã. O Atlético Nacional venceu o torneio em 2016. Uruguai, Paraguai (2x), México e Equador também tiveram finalistas, mas não venceram o torneio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário