Últimas Notícias

[ultimas noticias][bsummary]

Estatísticas

[estatisticas][bigposts]

Curiosidades

[curiosidades][twocolumns]

Quais equipes iniciaram a Libertadores nas fases preliminares e chegaram à final?

A primeira fase da Libertadores, popularmente conhecida como Pré-Libertadores, já contou com a participação de 115 equipes (até 2018) de 11 países diferentes. Porém, apenas quatro times conseguiram iniciar nela e chegar à final da Conmebol Libertadores.

Antes de falar sobre essas equipes, é necessário dizer que a fase preliminar da Libertadores nasceu em 1998 com a entrada das equipes mexicanas na competição. De 1998 até 2003, contou apenas com times do México e da Venezuela. De 2005 à 2016, todos os países tinham representantes nesta fase e as equipes disputavam jogos de ida e volta para definir quem avançaria à fase de grupos.

Desde 2017, existem três fases com o número total de 19 clubes. Apenas quatro desses 19 chegam na fase de grupos do torneio. Em outro texto, falaremos com mais detalhes de como funcionava as regras anteriores e como funciona as atuais regras das fases preliminares da Libertadores.

Cruz Azul (MEX) – 2001

A primeira equipe oriunda da Pré-Libertadores e que chegou à final da competição foi o Cruz Azul, do México. Na fase preliminar, o clube conseguiu quatro vitórias e duas derrotas em grupo com Deportivo Táchira (VEN), Deportivo Italchacao (VEN) e Atlante (MEX). Esses jogos aconteceram entre os meses de setembro e novembro de 2000, muito antes do início da fase de grupos em fevereiro de 2001.

Na fase de grupos, o Cruz Azul levou a melhor sobre São Caetano (BRA), Defensor (URU) e Olmedo (EQU). Com 13 pontos e o primeiro lugar no grupo 7, os mexicanos conseguiram a sétima melhor campanha na classificação geral da competição.

No mata-mata, o Cruz Azul chegou à final eliminando o Cerro Porteño (PAR) nas oitavas, River Plate (ARG) nas quartas, e Rosário Central (ARG) nas semifinais. Na final do torneio, os mexicanos enfrentaram o Boca Juniors (ARG). Perderam em casa, no Estádio Azteca, por 1 a 0, mas conseguiram inverter o placar da partida em La Bombonera no jogo seguinte. Com isso, a decisão foi para os pênaltis, mas os xeinezes levaram a melhor e ficaram com o pentacampeonato.

Final da Libertadores 2001 entre Cruz Azul (MEX) e Boca Juniors (ARG) - Foto: Walter Astrada

Estudiantes (ARG) – 2009

A segunda equipe que conseguiu chegar à final da Libertadores vindo da primeira fase foi o Estudiantes em 2009. Na ocasião, os argentinos disputaram jogos de ida e volta contra o Sporting Cristal (PER). No primeiro confronto, os peruanos levaram a melhor com uma vitória por 2 a 1. Porém, no segundo jogo, os argentinos venceram a partida pelo placar mínimo. Em razão do gol marcado fora de casa, o Estudiantes garantiu vaga na fase de grupos do torneio.

Na chave 5, os argentinos fizeram companhia para Cruzeiro (BRA), Deportivo Quito (EQU) e Universitário de Sucre (BOL). O Estudiantes avançou às oitavas em segundo lugar no grupo com 10 pontos. Nas oitavas, eliminou o Libertad (PAR), e na sequência bateu o Defensor (URU). Nas semifinais, o time de La Plata bateu o Nacional (URU) e chegou à finalíssima contra o Cruzeiro.

O primeiro jogo da final aconteceu na Argentina e acabou com um empate sem gols. No jogo de volta, os cruzeirenses se animaram por conseguirem o primeiro gol do jogo no início do segundo tempo. Porém, em 16 minutos, tudo mudou. O Estudiantes conseguiu a virada e ficou com o quarto título do torneio, quase 40 anos depois do tricampeonato conquistado no fim dos anos 60.

Boselli marcou um dos gols da vitória do Estudiantes (ARG) em 2009 - Foto: Twitter/Reprodução

Olímpia (PAR) – 2013

A terceira equipe foi o tricampeão Olímpia. Na primeira fase, conseguiu um empate sem gols contra o Defensor (URU) no primeiro jogo. Na segunda partida, venceu os uruguaios, por 2 a 0, para ficar com uma vaga no grupo 7, juntamente com Newell’s Old Boys (ARG), Universidad de Chile (CHI) e Deportivo Lara (VEN).

Com 13 pontos, o Olímpia ficou em primeiro lugar da chave e alcançou a terceira melhor campanha entre os 16 times classificados às oitavas. No primeiro mata-mata, os paraguaios bateram o Tigre (ARG). Nas quartas, venceram o Fluminense (BRA). E, nas semifinais, despacharam o Santa Fé (COL).

Na final, tudo estava encaminhado para o quarto título do Olímpia. Isso porque, os paraguaios venceram o jogo de ida por 2 a 0 e poderiam perder por até 1 gol para erguerem o caneco. Porém, não foi isso que aconteceu. O Atlético conseguiu a vitória por 2 a 0 e, nos pênaltis, levaram a melhor, deixando o vice-campeonato ao Olímpia.

Final da Libertadores entre Olímpia (PAR) e Atlético Mineiro - Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG


Independiente Del Valle (EQU) – 2016

A quarta e última equipe que conseguiu esse feito foi o Independiente Del Valle. Oes equatrorianos bateram o Guarani (PAR) nos jogos de ida e volta. Em casa, o Independiente Del Valle conseguiu a vitória pelo placar simples, mas na volta perdeu por 2 a 1. O gol marcado fora de casa garantiu os equatorianos na fase de grupos daquela edição da Libertadores.

Alocado no grupo 5 com Atlético-MG (BRA), Colo-Colo (CHI) e Melgar (PER), o Independiente Del Valle garantiu sua classificação com 11 pontos e o segundo lugar na chave. No confronto de oitavas de final, venceram o River Plate (ARG). Nas quartas, foram melhores que o Pumas (MEX). Nas semifinais, bateram o Boca Juniors (ARG). A decisão daquele título aconteceu contra o Atlético Nacional (COL).

No jogo de ida, em Quito, as equipes ficaram no 1 a 1. Em casa, o Atlético Nacional conseguiu aproveitar o mando de campo para vencer os equatorianos na final da Libertadores, adiando o sonho do Independiente Del Valle em conquistar o torneio.

Final entre Independiente del Valle (EQU) e Atlético Nacional (COL) - Foto: Conmebol/Reprodução


Podemos ter um campeão no ano de 2020 que disputou as primeiras fase?

A resposta é sim.

Até o momento, em 20 edições com fases preliminares (sem contar 2020), apenas quatro equipes chegaram à final. Desse seleto grupo, apenas o Estudiantes conseguiu erguer o caneco. Neste ano de 2020, a fase de grupos tem quatro equipes com chances de chegar a esse triunfo: Barcelona (EQU), Internacional, Independiente Medellín (COL) e Guaraní (PAR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário